A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou uma reunião com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Guarda Municipal para discutir estratégias de prevenção e combate aos incêndios em Vitória da Conquista neste ano. O encontro aconteceu na tarde de ontem (6), na sede da Semma.
“Já estamos preocupados, porque se iniciou a temporada mais seca, época que temos queda na umidade relativa do ar, que o sol tá mais quente, mais forte. O outono e a primavera acabam sendo épocas mais secas, e por esse motivos nós percebemos que já estão surgindo os incêndios”, explicou a gestora da pasta, Ana Cláudia Passos.
De acordo com ela, somente na última semana, a Brigada de Incêndio da Semma apagou dois incêndios por dia. A maior parte das ocorrências é em terrenos particulares, em que os proprietários colocam fogo para limpar a vegetação ou para queimar lixo, ambas as situações expressamente proibidas por lei.
O encontro contou com a participação do coordenador da Defesa Civil, José Antônio Vieira; do comandante da Guarda Municipal, capitão Cristóvão Lemos; e o tenente-coronel BM Paulo Henrique de Araújo Reis, do 7º Grupamento de Bombeiro Militar.
Na reunião, os representantes dos órgãos discutiram o fluxo de trabalho e estratégias de atuação colaborativa, de forma a proteger da melhor forma possível o meio ambiente e a saúde da população. “Foi uma reunião muito produtiva, todos apontaram ideias importantes. E a ideia principal da reunião era essa, levantar ideias e soluções para o trabalho de 2022”, avaliou Ana Cláudia.
Brigada de Incêndio – Desde 2019, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com a Brigada de Incêndio, que atua no combate aos primeiros focos de queimadas, tanto na zona urbana quanto nas áreas ambientais. Em 2021, foi formada uma nova turma de brigadistas. Somente no ano passado, o órgão auxiliou no combate a 500 focos de incêndio no município.