Agricultura Tocantins
Governo do Tocantins e Embrapa levam tecnologias com potencial produtivo para Agrotins 2024
Feira de Tecnologia Agropecuária ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico de Palmas
18/04/2024 14h44
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentará aos produtores rurais as inovações tecnológicas produtivas nas áreas de agricultura e pecuária, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024).

A feira com o tema “Bieconomia” ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.

Vitrine

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para impulsionar, ainda mais, a criação e produção leiteira do rebanho tocantinense, a Seagro instalou uma vitrine tecnológica do capim BRS Kurumi para mostrar aos produtores, durante a Agrotins 2024, o potencial nutritivo que o capim possui para a criação de gado.

A variedade do capim permite o pastejo direto, contribuindo com o produtor no manejo e com o animal que consumirá um capim com qualidade diferenciada.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A principal característica do BRS Kurumi, desenvolvido pela Embrapa, é o valor nutritivo da forragem. São valores de até 20% de proteína bruta, com coeficiente de digestibilidade de até 70%. É um material de alto valor nutritivo, muito produtivo que possibilita o ganho de peso e aumento na produção de leite.

Lançado em 2012, o capim é desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético do capim elefante pela Embrapa.

Continua após a publicidade

De acordo com engenheiro agrícola da Seagro, Wagner Sampaio Palhares Jr, essas características permitem que os produtores possam utilizar esse sistema de pastejo rotacionado, facilitando a mão de obra, intensificando e aumentando a produção e, consequentemente, aumentando os lucros. “A intenção é divulgar ainda mais essa variedade de capim altamente produtivo que já existe nas regiões Sul e Sudeste do país desde 2012. A unidade demonstrativa é para mostrar in loco esse potencial que apresenta na criação do gado, utilizando o pastejo rotativo e, consequentemente, aumentar sua produtividade leiteira”, destacou o engenheiro.

Inovações

A Agrotins é uma vitrine para lançamento das inovações agrotecnológicas e, durante a feira, a Embrapa lança a nova variedade de arroz BRS A 709, sendo mais uma opção para o produtor de arroz tocantinense, apresentando potencial produtivo de 12 toneladas por hectare. Atualmente, o Estado é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.