Cidades Palmas - TO
ETI Fidêncio Bogo participa do programa Ser Criança é Natural
Brincadeira com Caixa da Natureza partilha experiências ao ar livre com outras escolas do país
16/04/2024 21h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Brincar ao ar livre, em contato com a natureza e ainda permear as vivências com muita aprendizagem. Esta é a proposta da atividade lúdica Caixa da Natureza, parte do programa Ser Criança é Natural que tem a participação de alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada no setor rural de Taquaruçu Grande, em Palmas. Sob regência da professora Rosimary Ávila, a turma do segundo ano já está concluindo sua primeira caixa, que em breve será enviada pelo correio para a Kingdom School, em Sorocada (SP).

O programa Ser Criança é Natural acontece desde 2013 e promove trocas de experiências com a natureza entre grupos ou famílias. Cada participante cria uma caixa composta por elementos que revelam a relação que vive com a natureza e a diversidade do entorno e a envia para outro participante dentro do território brasileiro. A escola palmense participa na categoria Grupos, e tem até o dia 26 de abril para enviar sua caixa à parceira.

As Caixas da Natureza foram pensadas para que crianças possam ter contato com ambientes naturais, se envolver na organização de material para compartilhar suas experiências com outras turmas e explorar o território que ocupam frequentemente e seu entorno, estabelecendo um vínculo com o local. Não há uma quantidade de elementos a serem colocados na caixa, mas deve ser suficiente para contar as experiências.

Continua após a publicidade

A professora Rosimary explica que duas vezes por semana os estudantes saem para vivências na natureza, exploram o ambiente e usam a imaginação para criar, desenhar e ouvir. “São coisas simples que mostram como a natureza está na rotina, nas escolas, nos espaços onde vivemos. Também queremos desenvolver uma relação do conhecimento entre a nossa escola do campo e a escola da cidade por meio da troca de experiências e vivências”, disse.

Em suas experiências, os alunos já prepararam bolo de milho e xarope de guaco, ambos colhidos na horta da escola. Pensando nos estudantes de São Paulo, colheram mel do meliponário educativo e produziram desenhos com elementos da natureza. Esta semana serão produzidos pequenos quadros, tudo com material recolhido na área verde da escola para enviar na caixa.

Continua após a publicidade

“É uma experiência muito rica que traz conhecimento de uma forma muito agradável. Para muitas crianças, a oportunidade de brincar com a natureza surgiu a partir do projeto”, conclui Rosemary.

 

Continua após a publicidade

Texto:Redação Semed

Edição:Denis Rocha