Com o intuito de fortalecer vínculos, o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Infantojuvenil de Lucas do Rio Verde promoveu uma atividade especial na última semana, com as famílias atendidas pela unidade.
O objetivo central foi fortalecer o vínculo com a unidade, estimular a socialização com outras crianças e adolescentes, estimular autonomia, parte sensorial e motora.
No local, os participantes tiveram acesso a atividades como: dança da cadeira, telefone sem fio, escavação no gelo, imitação e dados coloridos. Todas as atividades foram acompanhadas pelos profissionais que trabalham no Caps.
De acordo com a coordenadora do Caps infantojuvenil, Ana Paula Enzweiler, a proposta da atividade, além de levar informações, busca a integração social e tratamento dos pacientes. “Realizamos esse momento com o objetivo de interação e inclusão social, ajudando as crianças com o Transtorno Espectro Autista (TEA), a desenvolverem habilidades sociais que são fundamentais para o dia a dia. Nesses momentos, de brincar com os pais, cuidadores e colegas, permitimos que eles pratiquem a comunicação, demonstrem emoções e sentimentos, além de praticarem a empatia”, explica.
Os pacientes são atendidos por uma rede de atenção psicossocial, e o Caps infantojuvenil é uma das unidades da rede. A função do Caps é prestar um serviço de atendimento psicológico, médico e social aos pacientes, não no sentido de reclusão do convívio com a sociedade, mas de inclusão, para que os pacientes saibam que fazem parte de uma comunidade maior.
Atualmente a unidade de saúde, conta com psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, enfermeira, técnica em enfermagem e outros profissionais. São mais de 160 crianças e adolescentes atendidas por mês com acompanhamento individual, terapêutico, médico, oficinas e grupos.
Atendimento
Para atendimento, basta procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS), ou a unidade do Caps, que fica localizada na avenida Mato Grosso do Sul, esquina com a rua Corbélia, nº 280, bairro Alvorada.