Política Artigo
Lauro de Freitas: Oposição tenta confundir eleitorado com divulgação de pesquisa.
Feita antes da chapa majoritária do PT ser lançada pela prefeita Moema Gramacho.
06/04/2024 12h05 Atualizada há 8 meses
Por: Colunista Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação assessoria e Reprodução Instagram.

Por: Fábio Costa Pinto*

“Pesquisa não reflete atual cenário. Questionário foi concluído antes do lançamento da nossa pré-candidatura”, dispara Rosalvo, pré-candidato.  

A cidade de Lauro de Freitas, com seu crescimento populacional, industrial e empresarial, é considerada o município que mais cresceu na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De comércio forte, a cidade está localizada ao norte da capital baiana, na região do Litoral norte da Bahia. Faz divisa ao sul com Salvador pela praia de Ipitanga; também a oeste com Salvador; ao norte, com Camaçari, divisa pelo Rio Joanes, e Simões Filho, pelo Centro Industrial de Aratu; e a leste com o Oceano Atlântico. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Este crescimento soma-se a gestão da petista, prefeita de quatro mandatos, Moema Gramacho, que também tem ações voltadas para os mais carentes, com desenvolvimento social e políticas públicas com apoio dos governos Federal e Estadual. De olho neste desenvolvimento e no crescimento da indústria e do comércio, a oposição no município tenta confundir a população com pesquisa feita anteriormente à divulgação da chapa que deverá disputar a sucessão da prefeita local.  

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de março de 2024 e ouviu 780 eleitores. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-01531/2024 e publicada por sites importantes na cobertura politica, como o Bahia Notícias e Política Livre. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em Lauro de Freitas, o lançamento da pré-candidatura de Antônio Rosalvo (PT), nome indicado pela base da atual gestora, Moema Gramacho (PT), aconteceu na segunda-feira, 25 de março, dois dias depois da conclusão de uma pesquisa eleitoral que circula nas redes sociais com a divulgação de intenção de voto.

Em nota à imprensa, segundo o petista, o questionário não reflete o atual momento político vivenciado pelo município, já que no período em que a pesquisa foi realizada, estavam incluídos nomes de potenciais candidatos que hoje declararam apoio a sua pré-candidatura. “Naquele período meu nome estava colocado, assim como o de outros nomes aliados da nossa base. Hoje estamos todos unidos com foco na nossa chapa, formada por mim e pela companheira Naide Brito. Essas narrativas enviesadas são lamentáveis”. 

Continua após a publicidade

Sabe-se, que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União) esteve em reunião com a vereadora de Lauro de Freitas, Débora Régis, que estaria sendo “pressionada” a se filiar ao União Brasil, articulado pelo ex-candidato Teobaldo Costa, filiação confirmada recentemente pelo partido. Devido a isso, a mudança não foi bem recepcionada pelo deputado federal e presidente do PDT da Bahia, Félix Mendonça Júnior, partido que era da vereadora Régis.   

Ainda sobre a nota à Imprensa, Antônio Rosalvo declarou que: - “Essa oposição que aí está, não conseguirá manipular a vontade da população de Lauro de Freitas. Nosso projeto está fortalecido com o apoio do Governo do Estado e Federal. Somos do time de Lula, Wagner e Rui Costa e juntos com Moema e o governador Jerônimo, vamos avançar ainda mais em projetos e políticas que promovam ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade”. 

Fábio Costa pinto, jornalista baiano, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa - ABI, representante no Estado da Bahia e membro da comissão Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos.