Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Castro, realizada na quarta-feira (03), foi destacada a importância do mês de abril como um período especial de conscientização sobre o autismo no município. O requerimento apresentado em pauta foi dedicado a discutir iniciativas e políticas voltadas para a inclusão e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O pedido pede o cumprimento da Lei Municipal nº. 3.449/2018, que dispõe sobre a inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas placas de atendimento prioritário, bem como nas placas indicativas de vagas preferenciais reservadas a pessoas com deficiência, em estacionamentos e garagens de responsabilidade da Administração Pública no município de Castro.
A justificativa do requerimento destaca que as placas indicativas de vagas preferenciais reservadas a pessoas com deficiência não apresentam o símbolo mundial do autismo, conforme previsto em lei, que visa garantir a inclusão e o respeito às pessoas com TEA, assegurando-lhes o acesso prioritário em filas e o uso de vagas de estacionamento.
Os parlamentares reafirmaram o compromisso com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora no município buscando assegurar os direitos de todos. O mês de abril é dedicado à conscientização do autismo, e serve como um lembrete da diversidade e apoio às pessoas com TEA.