O Governo do Estado realizará, através da parceria entre as secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), o lançamento dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e das Paralimpíadas Escolares 2024, na próxima terça-feira, dia 9 de abril, às 11h, no Palácio de Karnak.
Segundo Reginaldo Fonseca, coordenador-geral da competição, os Jogos são o maior evento de esporte escolar do Estado, contando com a participação de estudantes na faixa etária de 11 a 17 anos das redes estadual e municipal de ensino. Além de alunos das escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), totalizando cerca de 4 mil alunos-atletas nas disputas.
Desde o ano passado, os Jogos vêm passando por uma expansão. Primeiro com a inclusão de alunos das escolas municipais, particulares e do IFPI. Depois, com a realização das Paralimpíadas escolares, com modalidades do paradesporto. E por último, com a descentralização do local das disputas, passando a ser realizados em polos de educação por todo o Estado.
Neste ano de 2024, Reginaldo explica que aumentou para sete o número de polos, oportunizando a participação dos 224 municípios do Estado, alcançando os 12 territórios de desenvolvimento. As paralimpíadas passam a ser disputadas no mesmo período dos JEPIs, com ampliação das modalidades que passou de duas para quatro e proporcionando maior visibilidade e importância ao evento.
Outra novidade é a expansão do número de modalidades, passando de 18 para 22. "Neste ano teremos atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, taekwondo, tênis de mesa, Wrestling e xadrez. E estreando a esgrima, o tiro com arco, o triathlon e a natação em águas abertas. Dessa forma, crescem as chances da conquista de mais medalhas", afirma Reginaldo.
O coordenador informa que em 2023, os atletas trouxeram 44 medalhas para o Piauí nas disputas escolares nacionais, sendo 22 de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Em 2022, foram 23 medalhas.
Os atletas selecionados nos JEPIs representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos Jogos da Juventude (JUV), na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e no Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17.