Meio Ambiente Tocantins
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Ibama renovam parcerias para 2022
Parcerias incluem atuação conjunta no projeto Foco no Fogo, coordenado pela Semarh
05/04/2022 14h55
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins

A união de esforços entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ações de prevenção às queimadas irregulares e incêndios florestais e outros projetos de educação ambiental em 2022 foi o tema do encontro realizado na manhã desta terça-feira, 5, no gabinete da secretaria.

O superintendente do Ibama no Tocantins, Isac Braz da Cunha, foi recebido pela secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida; e pela secretária executiva Karynne Sotero, acompanhadas das diretoras de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas, Cristiane Peres; e de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti, além da gerente de Conservação Ambiental e Prevenção aos Incêndios Florestais, Karoline Carvalho.

O órgão ambiental federal, que é membro do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo), por meio do Prevfogo, já é parceiro nas ações do Foco no Fogo, projeto da Semarh que busca conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos do fogo. A atuação conjunta foi reafirmada para a realização do projeto neste ano, que deve receber a adesão de novos parceiros e ser ampliado para mais municípios.

Continua após a publicidade

Foco no Fogo

Coordenado pela Semarh, em parceria com mais de 30 instituições públicas e privadas, o projeto Foco no Fogo Ação alcançou 33 municípios em 2021, somando quatro mil propriedades rurais visitadas e 12 mil pessoas atendidas. O objetivo da ação é levar informações sobre os danos ambientais, sociais, econômicos e de saúde pública causados pelo fogo para a população da zona rural dos municípios que registraram altos índices de queimadas no ano anterior.

Continua após a publicidade