A cidade de Piaçabuçu foi escolhida pela Superintendência de Promoção, Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPFDDCA/SECDEF/AL) para receber um certificado de reconhecimento e uma apresentação especial pela Experiência Derivada do Programa Todo Dia é 18 de Maio. O programa, intitulado “Promovendo a Infância Protegida”, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEMASH).
A iniciativa em Piaçabuçu destaca-se por utilizar a literatura como meio de abordagem, direcionando esforços para orientar pais, educadores, crianças e toda a rede municipal. O objetivo é desenvolver e fortalecer políticas públicas de combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Suzane Araújo, comentou sobre a conquista: “É um reconhecimento do nosso esforço em promover a proteção das crianças e adolescentes de nossa cidade. Estamos muito felizes e motivados a continuar desenvolvendo ações que garantam o bem-estar e a segurança dos nossos jovens”.
A psicóloga Maylane Soares, autora da “Cartilha de orientação para acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência” e “Seu corpo é especial”, destacou a importância de falar abertamente sobre o tema: “É uma honra fazer parte de tudo isso, precisamos falar mais sobre o assunto porque enquanto o medo e o silêncio existir, as crianças e adolescentes continuarão sofrendo abusos como mostram lamentavelmente as estatísticas”.
Com essa conquista, Piaçabuçu reforça seu compromisso com a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes, destacando-se como exemplo de iniciativa eficaz no combate à violência e exploração sexual. A abordagem inovadora, utilizando a literatura como ferramenta educativa, demonstra a criatividade e a dedicação da equipe envolvida.