Meio Ambiente Tocantins
Secretaria do Meio Ambiente firma parcerias para realizar ação de limpeza de rios, córregos e cachoeiras
Ação do projeto Natureza+Limpa deve iniciar em maio
04/04/2022 17h50
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins

Uma ação capitaneada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Palmas e diversos órgãos, com os objetivos de recolher resíduos e limpar as margens de rios, cachoeiras e outros cursos d’água no Estado, está em fase de planejamento para ser iniciada em breve na Capital. A equipe da Semarh tem visitado parceiros para colocar o projeto, batizado de Natureza+Limpa, em prática já no mês de maio, com a primeira ação em Taquaruçu.

Reuniões para firmar parcerias já estão em andamento, como o encontro, realizado na última quinta-feira, 31 de março, entre a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida; a secretária executiva da Semarh, Karynne Sotero; a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti; e a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário (PLS/PJTO), desembargadora Ângela Prudente, além das servidoras da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa/TJTO), Kamilla Prado, Leila Jardim e Patrícia Idehara.

A secretária da Semarh, Miyuki Hyashida, destacou que o Tribunal de Justiça já é um parceiro importante em outras ações de caráter ambiental no Tocantins por coordenar a Rede TO Sustentável, iniciativa da qual o Governo do Tocantins faz parte por meio da Semarh, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Continua após a publicidade

Na sexta-feira, 1° de abril, a diretora Erliette Gadotti e a gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thays Lopes, também foram recebidas pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Luciano Casaroti; e o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, para convidar oficialmente o órgão para participar da ação.

O projeto

Continua após a publicidade

O projeto Natureza+Limpa prevê inicialmente sete ações de campo para limpeza de rios, córregos e suas margens, sendo a primeira prevista para o dia 7 de maio, no córrego que percorre a área urbana do distrito de Taquaruçu. O cronograma inicial inclui ainda outras ações no ribeirão Taquaruçu Grande (também em Taquaruçu) e nos córregos Machado (região Sul de Palmas), Brejo Comprido (centro-sul), Cipó (zona rural) e Sussuapara (centro-norte).

Para Erliette Gadotti, “a ação é importante não só pela limpeza das águas, mas também para a destinação correta dos resíduos sólidos, já que todo o material recolhido será doado para as cooperativas de catadores”.

Continua após a publicidade

A diretora explica ainda que a ação é inspirada no projeto Rios+Limpos, do Ministério do Meio Ambiente, que teve uma edição em Palmas no dia 19 de março, contou com 116 voluntários e apoio de diversos parceiros, incluindo a Semarh. Na ocasião, foram retirados cerca de 300 kg de resíduos do Lago de Palmas que, após a triagem, foram destinados para reciclagem.

(Com informações do TJTO)