Saúde Saúde
Comitê da dengue do Paraná convoca população para participar do Dia D neste sábado
A Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta quarta-feira (28), em Curitiba, a terceira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle d...
29/02/2024 08h34
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná

Com o objetivo de fortalecer o combate à dengue e reduzir os casos da doença e o número de óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta quarta-feira (28), em Curitiba, a terceira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue. Ele foi criado em 2019 com o objetivo de implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. É composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado.

No encontro, foram discutidas ações de mobilização e vigilância permanente com a participação de representantes das instituições que compõem o grupo. Uma dessas ações contra oAedes aegyptié o Dia D da Dengue, que vai ser realizado neste sábado (2). A ação de mobilização segue a orientação federal, anunciada pelo Ministério da Saúde.

O grupo analisou o panorama da situação epidemiológica da dengue no Brasil e Paraná e a atualização das ações desenvolvidas pelas secretarias, órgãos do Estado, representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e autoridades. O Paraná é um dos estados com o maior número de casos confirmados, juntamente com Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

“Precisamos desse alinhamento de ações com os vários órgãos de Estado. Estamos atuando em várias frentes com o apoio e trabalho integrado de várias áreas. Estamos trabalhando não somente na situação epidemiológica como também monitorando a assistência médica em todo o Estado”, afirmou o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com o boletim semanal da dengue , divulgado pela Sesa nesta terça-feira (27), mais sete mortes pela doença foram registradas no Paraná, totalizando 23 neste período epidemiológico, que iniciou em 30 de julho e deve seguir até agosto deste ano.

DEFESA CIVIL– O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schunig, explicou que foi realizada umaa força-tarefa nas últimas semanas com São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com 371 municípios envolvidos em ações conjuntas, como mutirões de limpeza, eliminação de criadouros, utilização do fumacê, conscientização em escolas, aplicação de larvicidas, orientação à população, dentre outras ações. No Paraná, 38 municípios participaram desta iniciativa entre os estados. Também foi feito treinamento de agentes, com mais de 800 participantes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Queremos unir forças para um trabalho integrado. Temos 17 municípios em situação de emergência no Estado, por isso a importância desse trabalho”, ressaltou o tenente-coronel.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL– O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou em Brasília nesta quarta-feira, da assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para também debater as estratégias de enfrentamento à dengue. “O cenário da dengue é muito preocupante no País. Por isso, é importante essa junção de esforços das três esferas de gestão da Saúde. Nosso enfrentamento é todo dia. E essa mobilização nacional vai ser fundamental”, disse.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A reunião contou ainda com a participação dos representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo o governo federal, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março, em boa parte do País.