Economia Negócios
Neurociência é a aposta para o crescimento dos negócios
Técnicas de neurocomunicação e neurovendas podem ajudar empresas a criar um desejo irresistível por seus produtos na mente de seus clientes
28/02/2024 13h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino

Em meio a um cenário econômico desafiador, onde as empresas buscam por estratégias inovadoras para impulsionar o próprio crescimento, técnicas de vendas e comunicação baseadas em pesquisas científicas da Neurociência, o estudo do cérebro e do comportamento humano, emergem como ferramentas cruciais no arsenal dos empreendedores em 2024, como aponta estudo feito pela Salesforce.

Ainda segundo o estudo State of Connected Customer da Salesforce, 80% dos consumidores brasileiros consideram a experiência com uma empresa tão importante quanto os produtos que ela oferece. Por outro lado, 61% ainda dizem que a maioria das empresas os trata apenas como um número. Ainda de acordo com o estudo, 65% dos clientes esperam que as empresas se adaptem às suas necessidades e preferências em constante mudança.

Para Mariana, isso significa que as empresas que incorporarem elementos de neurocomunicação e neurovendas em suas estratégias de comunicação e marketing em 2024 vão experimentar um crescimento real em suas vendas. Esse número expressivo destaca a eficácia dessas abordagens na otimização das interações com os clientes. "Oferecer benefícios reais e concretos alinhados às necessidades evidentes do cliente é crucial hoje. O cérebro do cliente está em busca constante de recompensas imediatas, tornando as soluções personalizadas as mais capazes de proporcionar essa experiência", explica Mariana Provazi.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Mariana Provazi sustenta que as empresas que já adotam estratégias baseadas na compreensão profunda do comportamento do consumidor estão colhendo resultados notáveis. A Humaniza Comunicação Integrada é um exemplo de empresa que começou como um projeto local e agora atende internacionalmente, sempre com o objetivo de demonstrar a eficácia da neurocomunicação globalmente. "Compreender como o cérebro humano processa informações é determinante para criar mensagens que realmente ressoam com o que público espera. O posicionamento de marca através da neurocomunicação e neurovendas vai além das palavras; envolve entender as emoções e os impulsos que motivam as decisões de compra do consumidor, seja ele quem for", destaca a especialista.

A aplicação de princípios de neurovendas pode aumentar a conversão de leads em vendas efetivas com o objetivo de trazer um retorno significativo sobre o investimento (ROI) para as empresas que buscam otimizar seus processos de vendas. "Esse resultado é obtido a partir da criação de estratégias de comunicação que ativam áreas específicas do cérebro, gerando respostas emocionais favoráveis. O foco na humanização da comunicação é evidente nas campanhas desenvolvidas com esse viés, proporcionando uma conexão mais profunda entre as marcas e seus públicos", confirma Mariana.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Sem estratégias de qualificação profundas, a taxa de conversão de leads, os potenciais consumidores, em clientes, pode ser muito baixa. Os resultados conquistados por empresas que adotam abordagens neurocientíficas na comunicação e nas vendas sinalizam uma mudança significativa no paradigma empresarial, reforça Mariana Provazi. "Em 2024, a expectativa é que mais empresas busquem integrar a neurocomunicação e as neurovendas em suas estratégias para garantir um crescimento sólido em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico", conclui a profissional.