Economia Negócios
Exportações brasileiras crescem 18,5% em janeiro de 2024
Segundo o governo federal, o número representa um salto de 185,6% em relação ao mesmo período de 2023. Na avaliação de empreendedor e especialista ...
27/02/2024 15h40
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino

As exportações brasileiras somaram US$ 27,02 bilhões no mês de janeiro, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O montante representou 18,5% de aumento em relação ao mês anterior e 185,6% na comparação com janeiro de 2023.

No primeiro mês do ano, as importações tiveram queda de 0,1%, alcançando o montante de US$ 20,49 de mercadorias que entraram no país, o que resultou em um superavit de US$ 6,53 bilhões na balança comercial daquele mês. A indústria extrativa liderou a expansão das exportações, atingindo 53,3% (ou US$ 8,16 bilhões) das vendas ao exterior. Já em relação às compras externas, o maior crescimento se deu na indústria da transformação (aumento de 2,4%, atingindo US$ 18,66 bilhões).

Para quem vende para o exterior ou tem atua em áreas que dependem da importação de produtos acabados ou matérias-primas, investir em um eficiente sistema de logística é essencial, como afirma o empreendedor Gabriel Saderi Garcia. Com 26 anos de experiência nas áreas comercial, de finanças, marketing e comércio internacional, ele explica que a eficiência nas operações de importação e exportação requer a implementação de estratégias inovadoras na logística.

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Entre essas estratégicas, ele cita a utilização de tecnologia avançada, como sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), software de rastreamento de carga, análise de Big Data e IoT (Internet das Coisas). “São ferramentas que podem melhorar a visibilidade e o controle sobre as operações logísticas. Isso permite uma gestão mais eficiente das rotas, reduzindo os tempos de trânsito e os custos de transporte”, complementa.

Garcia também cita a integração de sistemas de logísticas com sistemas de comércio eletrônico, sistemas de gerenciamento e sistemas de gestão (ERP) como outra estratégia que contribui para o aumento da eficiência das operações de logística por automatizar processos e reduzir erros de entrada de dados.

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Segundo o empreendedor, o investimento em estratégias inovadores pode ser combinado ainda com a adoção de parcerias estratégicas com fornecedores de logística, transportadoras, agentes aduaneiros e outros parceiros que possam ajudar a otimizar as operações de importação e exportação. “Isso pode incluir o compartilhamento de recursos, o uso de instalações de armazenamento compartilhadas e a consolidação de cargas para reduzir custos”, acrescenta ele.

4 estratégias que devem estar no planejamento de quem atua com exportação ou importação, segundo especialista

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Na experiência do empreendedor Gabriel Saderi Garcia, quem atua com exportação ou importação de produtos, precisa estar atento a outras quatro estratégias que podem fazer a diferença para o sucesso do negócio. A primeira delas é o investimento em armazenamento inteligente, com o uso de sistemas automatizados, picking por voz e identificação por radiofrequência (RFID). “São tecnologias que melhoram a eficiência no armazenamento e na movimentação de mercadorias, reduzindo os tempos de espera e os erros de inventário”, reforça.

A segunda estratégia é fazer análise preditiva e otimização de rotas para prever demandas, identificar padrões sazonais e movimentar mercadores de forma mais eficiente, considerando fatores como distância, tempo e custos.

Adotar práticas sustentáveis, como a consolidação de cargas, o uso de modos de transporte mais eficientes em termos de energia e a otimização de rotas para reduzir as emissões de carbono, constitui a terceira estratégia que empreendedores e gestores podem utilizar em negócios que dependem de uma logística eficiente. “Essas medidas não apenas reduzem os impactos ambientais, mas também podem resultar, a longo prazo, em economia de custo significativa.

Já a quarta estratégia consiste em utilizar sistemas de monitoramento em tempo real para acompanhar o progresso das remessas e identificar rapidamente quaisquer problemas ou atrasos. “Ao implementar essas estratégias inovadoras na logística, as empresas podem melhorar significativamente a eficiência de suas operações de importação e exportação, reduzindo custos, aumentando a visibilidade e oferecendo um melhor serviço aos clientes, conclui Gabriel Garcia.