Economia Negócios
Samsung SDS oferece solução logística durante seca no Norte
A Samsung SDS desenvolveu uma solução em parceria com a Transportes Bertolini para a região Norte, que teve o segundo maior período de seca desde 1...
21/02/2024 15h48
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino

A Samsung SDS, desenvolveu solução logística durante o período de seca que afetou o Norte do país durante a primavera de 2023, quando a região registrou os menores volumes de chuva do Brasil. Durante os meses de novembro e dezembro, os principais rios da região amazônica, como o Negro e Solimões, ficaram com o volume de água abaixo da média, o que trouxe prejuízos à navegação.

Segundo dados divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, a primavera do último ano foi a segunda mais seca desde 1961 nas regiões Norte e Nordeste, ficando atrás apenas do ano de 2015. Nos estados do Amapá, Rondônia e centro-norte do Pará, os volumes de chuva foram inferiores a 250 milímetros, considerados abaixo da média histórica.

Segundo a avaliação do órgão,  esse fenômeno é resultado de fatores como o El Niño e o aquecimento do Oceano Atlântico Norte. Um exemplo disso é a cidade de Conceição do Araguaia (PA), que costuma registrar chuvas de 450 mm na primavera, registrou acumulados de apenas 131 mm nas estações meteorológicas do Inmet. 

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Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS, ressalva que esta foi uma das maiores seca da história da região amazônica, afetando milhões de pessoas e comprometeu o escoamento de cargas do Polo Industrial de Manaus.

“A Samsung SDS se antecipou à estiagem e conseguiu reduzir os impactos que seriam causados pela seca do Rio Amazonas, oferecendo suporte aos clientes através da solução desenvolvida para esse período em parceria com a Transportes Bertolini.”, diz.

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Ela explica que, ao longo dos meses de seca, a solução foi utilizar balsas para conectar o Porto de Manaus ao resto do Brasil com uso de portos privados, o que foi essencial para evitar o congestionamento de cargas da região.

“Nesse período, mais de 1500 TEUS (Twenty-foot Equivalent Unit, unidade equivalente a 20 pés) foram transportados com uma operação multimodal, utilizando rotas alternativas rodoviárias, balsas dedicadas e finalizando as operações com cabotagem para os principais portos brasileiros”, detalha Rosa Amador.

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Carlos Mensato, diretor comercial da Transportes Bertolini, destaca que a companhia já prevê e se prepara para a continuidade ou mesmo agravamento da severidade climática na região, tendo em vista previsões para 2024. “Os desafios do clima, aliados a uma tendência de atendimento cada vez mais personalizada, criam um novo cenário para a logística”, comenta. 

De acordo com a diretora comercial da Samsung SDS, o serviço teve como objetivo garantir o abastecimento local para os clientes, além de solucionar possíveis problemas relacionados à saída dos produtos do Polo Industrial para todo o Brasil, o que contribuiu para realização efetiva das ações da Black Friday dos seus clientes.

Para conhecer mais sobre os serviços logísticos da Samsung SDS, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/index.html