O subjetivismo como método para dominar as mentes foi muito importante para o dominador por concentração de rendas as mais diversas foi a mola mestra para o sistema de exploração do homem pelo homem vencer no mundo.
Usaram as mais diversas religiões, usaram a formação do medo, usaram o subjetivo do seres humanos para sofrerem sem nada fazer porque senão vai para a invenção inferno. E, ao contrário, concentrando as diversas rendas em mãos dos idolatrados capitalistas o caminho é o céu, outra invenção. Se notarem o andamento da sociedade humana com bastante atenção o sofredor gosta de sofrer e adora o capital.
É impressionante, contudo é o que acontece. Na região de Jacuípe e Monte Gordo, no abandonado litoral norte de amaçari ( o povo abandonado) há milhares de pessoas analfabetas, semi analfabetas, em uma espécie de gueto diferente, isto é, aberto " democraticamente " porque votam! Mais igrejas evangélicas que escolas e postos de saúde. São pessoas muito pobres, sem instrução , cultura não existe, onde 87% ganha o salário mínimo. Um garçom que conheço já 40 anos me disse que mais de 40 anos ganha o salário mínimo ou quase nada.
Cálculo que nessas duas regiões irmãs siameses residem 200 mil pessoas. Destas, milhares e milhares de pessoas ou trabalham em outros locais, ou sem emprego ou bico. O popular bico. Mais as igrejas evangélicas estão abertas. Só falam em Deus como uma espécie de conforto da tragédia que se inserem. Mais os donos dessas igrejas onde estejam são ricos, outros vão célere para a materialidade do dinheiro. Acontece que o dinheiro é sagrado, toma uma forma ou da subjetividade para explorar ou estão convencidas as pessoas que estão bem. Comprar um curto short, pintar as unhas, fazer o cabelo, com sol e praia é o dia a dia. Não há cinema, não há sindicatos, sequer Praça social, a conversa é Deus e crimes.
Fui cortar cabelo em Barra de Jacuípe para observar o que escrevo e em 20 minutos o barbeiro falava em duas coisas: Deus e crimes. Nem em futebol... Ora, deduzo claramente que o celebro não pensa a sociedade do homem ou a sociedade do homem é Deus e crimes. O barbeiro vibrava na sua tenda pequena e escura ao saber dos crimes na Bahia toda!!! Quem foi baleado e o porque. Não há críticas, há um desespero contido por Deus. Ora, nascer, crescer e morrer semi cidadão! É isso que a politicagem gosta para o roubo do dinheiro público, seja que partido for. A exploração do homem pelo homem é evidente.
Pior: O capitalismo dopa milhões, bilhões e seres humanos para ser idiotas, não saber, não conhecer porque senão há protestos os mais diversos. Daí, ás outras classes sociais em luta com os pobres trabalhadores são bucha de canhão para: concentrar rendas, fazer golpes, fazer guerras pequenas ou grandes, dominar " democraticamente "(sic! ) as riquezas da natureza. Domina tudo.
É a vitoria total do neoliberalismo de Kant e Adam Smith com guerras para vender armas e matar. Eu não acredito que os EUA sejam apenas o culpado da tragédia. Não. Todos os continentes que são dominados por FAMÍLIAS SECRETAS, como uma espécie de cristão novo! Não há dúvidas que assim venceu o sistema capitalista . É claro para mim. Acontece que intrinsecamente o vírus criado pelo sistema o engolirá, até com suicídios quando o trânsito do capital não ter saída. Mesmo em havendo a estupidez da herança ( que mantém o status quo) , um MATA o outro por DEUS DINHEIRO.
Outro dia fui ao Bonfim dialogar ou monologar com o Senhor do Bonfim: está certo esse caminho? Pedi saúde e Paz.