Economia Negócios
Brasil mira consumidor final em feira de alimentos em Dubai
Projeto brasileiro de incentivo à exportação de alimentos programa degustações, inclusive fora da feira, para destacar a qualidade do produto nacio...
15/02/2024 17h44
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino

A participação brasileira na feira de alimentos Gulfood 2024, em Dubai, a partir de 19 de fevereiro, prevê ações de promoção junto ao consumidor final, inclusive, fora da feira. Das quatro ativações programadas pelo projeto Halal do Brasil, de fomento à exportação de alimentos para países muçulmanos, duas vão ser realizadas em restaurantes fora dos limites do pavilhão de exposições que abriga a Gulfood, para demonstrar ao consumidor a qualidade do alimento brasileiro já disponível em Dubai e no restante do Golfo.

Segundo explica Fernanda Dantas, gerente de projetos de internacionalização da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, entidade que conduz o Halal do Brasil com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o objetivo é ampliar a inserção do alimento brasileiro nas categorias de valor agregado do mercado de consumo árabe. 

“O Brasil é o segundo maior fornecedor de alimentos para os Emirados Árabes Unidos, mas ainda é conhecido como um vendedor de produtos básicos, como carne congelada, grãos não beneficiados, frutas e especiarias. Nosso esforço será conservar a posição já conquistada, claro, mas também ampliar vendas nas categorias de valor agregado, nas quais temos potencial de crescer”, afirma a executiva.

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Segundo Dantas, as atividades de promoção do alimento brasileiro nesta edição da Gulfood terão no chef brasileiro Ian Baiocchi uma figura central. Eleito chef do ano de 2023 pela revista Prazeres da Mesa por seu trabalho à frente dos restaurantes Íz, 1929 Trattoria e Alata Sorvetes em Goiânia (GO), Baiocchi vai capitanear as demonstrações culinárias em que produtos brasileiros vão figurar em construções de alta gastronomia, mirando posicioná-los, justamente, nos segmentos de valor agregado desejados pelo projeto.

No dia 20 de fevereiro, Baiocchi vai fazer uma aula aberta ao público no espaço Al Mustaqbal Plaza, anexo ao complexo onde se realiza a Gulfood. Na ação, integrante da iniciativa Top Table, que reúne na Gulfood chefs premiados de todo o mundo, o chef goiano apresenta uma proposta com entrada, prato principal e sobremesa tipicamente brasileiros, mas em preparações alinhadas às tradições do islamismo, que exlcuem, por exemplo, derivados suínos e admitem apenas ingredientes com certificação halal, em conformidade com tradições do islã. 

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No dia 21, o chef goiano assume a cozinha do restaurante FRNDS ao lado do chef do espaço, Matthis Grosjean, para preparar um menu degustação de pratos brasileiros e emiráticos, confeccionados com ingredientes halal. O menu degustação ficará disponível aos frequentadores do restaurante apenas naquela noite.

No dia 22, em outra ação de promoção dirigida, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira através do projeto Halal do Brasil, organiza um churrasco de cortes bovinos halal no hotel Conrad, num evento de relacionamento com convidados árabes e brasileiros, cujos interesses foram previamente mapeados para elevar as chances de negócios depois da Gulfood. 

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No mesmo dia, o Halal do Brasil realiza nova ativação, dentro do pavilhão da Gulfood, no estande da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne frigoríficos brasileiros de aves, numa demonstração culinária também capitaneada por Ian Baiocchi, desta vez envolvendo cortes finos de frango e preparados semiprontos da ave.

Fernanda Dantas, da Câmara Árabe, afirma que, além das degustações promocionais, a participação brasileira na Gulfood também terá as ações tradicionais, com exposição de produtos nos dois estandes que a entidade reservou na mostra. 

Segundo explica, a Câmara Árabe vai levar 10 empresas à Gulfood, entre associados brasileiros e emiráticos atuantes nos segmentos de carne bovina, óleos vegetais, amendoim, café, açúcar, derivados de soja e milho, especiarias, trigo, cacau e sorgo.

Além de expor produtos, essas empresas vão participar de rodadas de negócios com potenciais compradores para as quais receberam da entidade orientações sobre como conduzir as reuniões e elevar as chances de fechar negócio.