Dando seguimento às pautas e definições do próximo Fórum de Governadores da Amazônia Legal, organizado pelo Consórcio Amazônia Legal, o governador Gladson Cameli participou na manhã desta segunda-feira, 5, de uma teleconferência com os governadores dos outros oito estados que integram o grupo.
O objetivo do encontro foi o de alinhar os últimos detalhes para a 27ª edição do fórum, que vai ocorrer entre os dias 4 e 5 de abril, em Rio Branco, no Acre, e definir as ações do Consórcio para 2024.
“Essa é uma oportunidade de mais uma vez mostrar o protagonismo do nosso estado nas questões ambientais e proporcionar avanços nas discussões de combate às queimadas, desmatamento e aos crimes transfronteiriços na Amazônia”, pontuou Cameli.
No próximo Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que vai ocorrer em Rio Branco, as Câmaras Temáticas, das quais os secretários dos estados participarão, vão tratar sobre os seguintes temas: Planejamento e Gestão; Meio Ambiente; Educação; Agricultura; Cultura; e Governança Fundiária.
Além disso, durante a teleconferência, foi pactuado e aprovado o aporte financeiro para constituição do orçamento do Consórcio Amazônia Legal, em que cada um dos nove estados vai colaborar e contribuir financeiramente para que os planos e pautas do grupo sejam executadas.
“Definimos as ações prioritárias para o exercício de 2024, que é a preservação da nossa Amazônia, a redução dos nossos índices relativos ao meio ambiente e o enfrentamento aos desastres climáticos, como as enchentes que atingiram o Acre no último ano, e também a seca prolongada que atingiu o estado do Amazonas. São situações que muito nos preocupam, e vamos tomar todas as medidas necessárias para diminuí-las”, continuou o governante.