Esportes Piauí
Secepi abre período de pré-inscrições para a etapa estadual das paralimpíadas escolares 2024
A pré-inscrição poderá ser feita de até 18 de fevereiro no site da Secepi.
25/01/2024 08h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí

Já está aberto o período de pré-inscrição para a participação nas Paralimpíadas Escolares do Piauí de 2024. O prazo segue até 18 de fevereiro. Os atletas podem competir nas modalidades de atletismo, natação e bocha.

Nessa etapa, os interessados devem entrar no site: portal.pi.gov.br/secepi , acessar o link da ficha de inscrição e seguir as instruções. Na ficha, são solicitadas informações como identificação, escolaridade e tipo de deficiência, por exemplo. 

Na segunda etapa, ocorre a seletiva estadual, com previsão para o dia 8 de maio, em Teresina. O lugar das disputas será o Centro de Referência Paralímpico do Piauí, localizado no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “As inscrições para a etapa estadual das paralimpíadas escolares serão divulgadas logo que concluirmos a etapa de pré-inscrição. E, certamente, teremos um belíssimo evento realizado em parceria com as demais secretarias e órgãos”, destacou Ranilson Gonçalves, da Secretaria Estadual dos Esportes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A terceira é a etapa nacional das paralimpíadas escolares, prevista para a primeira quinzena do mês de novembro, em São Paulo. Concorrem nessa fase aqueles que obtiverem o índice de classificação na etapa estadual. Em 2023, o Piauí conquistou dois ouros e um bronze na etapa nacional. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Todos os detalhes para a competição foram decididos durante reunião dacomissão organizadora das Paralimpíadas Escolares no Piauí, que discutiram toda a logística que envolve a participação dos atletas, como transporte e alojamento. Outro ponto é a identificação de crianças e adolescentes para praticar o esporte e participar. Para isso, existe uma comunicação com secretarias das escolas municipais e estaduais, afirma o diretor do Centro de Referência Paralímpico do Piauí, Sérgio Parmezzanni.