Brasil FOLCLORE
HISTÓRIA É MEMÓRIA, PODER DO CR NIO DA EDUCAÇÃO.
QUE AMÉRICO VESPÚCIO TEM COM ÍNDIAS NUAS E O BUMBA-MEU-BOI?
23/01/2024 21h53
Por: Colunista Fonte: JMPC *
Foto: Reprodução internet

Tem horas que dou risadas a sós e espero que não me achem doido como aquele do Zorra Total: "tô doido, tô doido, tô doido"… e quebra tudo! Pois é, o "Vai que cola" ou o BBB são as "personalidades" deste absurdo mundo globalizado destruindo a juventude. Só rindo. Mais logo fico exaltante de alegria com um Câmara Cascudo, um Ariano Suassuna, ambos Sábios.

Disse por escrito Américo Vespúcio (Vespucci do grupo de Maquiavel, Médici, DaVinci), e consta na Torre de Tombo em Portugal, por escrito, com pena de pavão, que em 1501 esteve na Paraíba. O excelente historiador Reinaldo de Oliveira Sobrinho cita outro historiador, Antônio Freire, que endossa a versão de que Américo Vespúcio aportou pelos idos de 1501. Olhem só o que escreveu: "ATRIBUI-SE A AMÉRICO VESPÚCIO A DESCOBERTA DA PARAÍBA EM 1501. VELEJOU COM A ESQUADRA PELA COSTA BRASILEIRA, ANCORANDO NAQUELE ANO EM FRENTE À BAÍA DE ACEJUTIBIRÓ, DEPOIS CHAMADA DE BAIA DA TRAIÇÃO, EPÍTETO DADO PELO PRÓPRIO VESPÚCIO, QUANDO VIU DE BORDO DA NAU CAPITANIA O TRUCIDAMENTO DE ALGUNS DE SEUS MARUJOS, MANDADOS À TERRA COM O INTUITO DE DIALOGAR COM OS ÍNDIOS, QUE À DISTÂNCIA, PARECIAM PACÍFICOS. 

CONTA AMÉRICO VESPÚCIO, EM UMA DE SUAS CARTAS, QUE UM DOS MARUJOS EM TERRA FORAM ATRAÍDOS POR BELAS MULHERES ÍNDIAS, UMA DAS QUAIS, MUNIDA DE GROSSO PAU, ATINGIU TRAIÇOEIRAMENTE A CABEÇA DO MARINHEIRO E QUE SÓ ENTÃO APARECEM OS SILVÍCOLAS PARA CONCLUIR A MATANÇA ". HÁ HISTORIADORES QUE NÃO ACREDITAM. O FATO É QUE ESTOU AQUI COM A CARTA DE VESPÚCIO AO REI DE PORTUGAL, DOM MANOEL. PÁGINA 21... DE "ANOTAÇÕES PARA A HISTÓRIA DA PARAÍBA", DIVULGADA PELO HISTORIADOR REINALDO DE OLIVEIRA SOBRINHO. É UMA CARTA LONGA. O ORIGINAL ESTÁ EM BELÉM, NA "TORRE DE TOMBO", MARAVILHOSO LOCAL DE PESQUISAS COMO ALI PERTO OS JERÔNIMOS.

Continua após a publicidade

QUEM FOI AMÉRICO VESPUCCI É OUTRO ASSUNTO! MAIS A CARTA EXISTE SEM A MENOR DÚVIDA. MEU QUERIDO ARIANO SUASSUNA FALAVA NESSE ASSUNTO. CERTA FEITA, EM CARUARU ELE ME DISSE: "O NOME ÍNDIO VIROU BAIA DA TRAIÇÃO", "AS ÍNDIAS TRAÍRAM OS MALANDROS DO VESPUCCI ". DAÍ, O NOME BAIA DA TRAIÇÃO. AS ÍNDIAS TRAÍRAM ALMOÇANDO OS MARUJOS. NÃO SE DIZ QUE VIRAM ELAS DESDE A NAU DO VESPUCCI? 

Michelet dizia que "A HISTÓRIA É UMA RESSURREIÇÃO", frase notável. O ilustre Historiador Reinaldo de Oliveira Sobrinho, em "Uma palavra", diz o óbvio para quem leva a sério a pesquisa histórica e social: "A história só existe através do documento". 

Continua após a publicidade

Inteiramente de acordo. E eis que a Carta de Américo Vespúcio está bem guardada na Torre do Tombo, em Lisboa. Mais há quem diga que foi Gonçalo Coelho também em 1501 que Dom Manoel enviará ao Brasil, em 1501, para a exploração da Costa atlântica. O fato é que AC ÁJUTIBIRÓ ou ACEJUTIBIRÓ é "Caiu-ii" "água de caju" dito pelo Sábio Câmara Cascudo, segundo observado por Elias Herculano, que os potiguares chamam a Baía da Traição de "Caiutuba - Tibica" ou "Tiubita- Cajatiba", o que significa "Cajual da Sodomia". 

Vejam porque falei em riso, eis que Elias Herckman diz: "O NOME DE BAÍA DA TRAIÇÃO PARECE-LHE TER SIDO DADO PELOS PORTUGUESES, O QUE FAZ SUPOR QUE ALGUMA TRAIÇÃO FOI ALI PRATICADA OU DA PARTE DOS HABITANTES PARA COM OS PORTUGUESES OU DA PARTE DOS PORTUGUESES PARA COM OS HABITANTES OU DESTES OU DAQUELES ENTRE SI? DONDE A BAÍA RECEBEU O NOME; POIS OS POTIGUARES DESSA REGIÃO DIZEM QUE ENTRE ELES ESTA BAÍA SEMPRE SE CHAMOU "TIBIRA-CAJUTUBA" OU "CUCIOUAEL DE TIBERA", O QUE SIGNIFICA "O CAJUSAL DA SODOMIA", O QUAL PECADO PARECE QUE NO TEMPO PASSADO ERA COMETIDO NESSE CAJUSAL "DESCRIÇÃO GERAL DA CAPITANIA DA PARAÍBA".

Continua após a publicidade

O Historiador Adailton Coelho Costa diz que "O nome de Baía foi dado por Américo Vespúcio, escrivão da armada de Cabral em 1501." Não tenho dúvidas porque Américo Vespúcio escreveu a Carta a mão, óbvio, com pena de pavão. O mesmo VESPUCCI esteve na Foz do São Francisco como foi quem deu o nome de "Baía de Todos Los Santos ". Notem o h! Notem o Los!

Só não viu o Bumba meu boi espetacular do Nordeste, pois o boi é a "grande figura apoteótica", no dizer Júlio Bello pág. 59 das "ANOTAÇÕES PARA A HISTÓRIA DA PARAÍBA".

" Manda buscar outro

Ó maninha

Ĺa no Piauí ". 

Aí já é com sábios como Câmara Cascudo e Ariano Suassuna, autênticos brasileiros... sem vem que cola, sem zorra total: O BRASIL É O NORDESTE.