Domingo, 24 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Meio Ambiente

Rede para pesca irregular foi retirada do leito do rio Cocó, durante ação de monitoramento

Durante uma operação conjunta de monitoramento, nessa segunda-feira (22), no Rio Cocó, foi desmontada e retirada do leito do recurso hídrico, uma r...

23/01/2024 às 15h14
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Durante uma operação conjunta de monitoramento, nessa segunda-feira (22), no Rio Cocó, foi desmontada e retirada do leito do recurso hídrico, uma rede irregular, instalada para a pesca predatória. De acordo com o Tenente Araújo, um veterano da navegação no Cocó, a irregularidade foi descoberta durante uma ação de monitoramento que ele realizou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). “Retiramos 30 estacas que seguravam a rede e que foram feitas a partir da supressão de mangue”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Além de ter utilizado o mangue novo (vegetação que compõe os manguezais) para fazer as estacas que seguravam a rede, esse tipo de apetrecho que foi colocado de forma atravessada e fantasma, no leito do rio, impacta negativamente sobre a biodiversidade local. O Rio Cocó é uma das atrações mais populares da Unidade de Conservação (UC), Parque Estadual do Cocó, além de ser um importante afluente do Rio Ceará.

Pesca proibida

Para regulamentar a pesca no Cocó, em 2022, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) cadastrou pescadores e marisqueiras que atuam entre a foz e a barragem do rio. De acordo com a Sema, “a rigor, por se tratar de uma UC estadual, categoria Proteção Integral, a pesca e a caça no Parque do Cocó não é permitida”.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários