Agricultura Piauí
SAF entrega equipamentos para cooperativa apícola no Território Serra da Capivara
Com investimento de R$ 400 mil, a ação visa revitalizar a Cooperativa Mel do Sertão, que atende os 18 municípios do território, aprimorando a produ...
22/01/2024 12h43
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí

No Piauí, a produção de mel tem sido um grande destaque para os produtores da agricultura familiar. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 10 anos, o estado teve um aumento de 432% em sua produção. Pensando no crescimento e desenvolvimento dessa cadeia produtiva, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, neste sábado (20), a entrega de equipamentos para estruturação da produção de mel em São Raimundo Nonato.

Com recursos de R$ 399 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano, a SAF entregou à Cooperativa Mel do Sertão equipamentos como macacões de apicultura, luvas, botas, fumigadores, colmeias, cera bruta de abelha e máquina aveoladora. A ação irá beneficiar diretamente 80 agricultores familiares, proporcionando o manuseio adequado da atividade apícola, aumentando a produção de mel e contribuindo para a geração de emprego e renda na região.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para Henrique Nery Junior, representante da Cooperativa Mel do Sertão, essa é uma importante ação que vai proporcionar o crescimento da produção de mel na região.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Esse movimento é de suma importância para alavancar a apicultura no território, incentivando o apicultor a se manter participando desse processo organizacional por meio de nossa cooperativa, além de melhorar suas práticas de campo com a assistência técnica continuada que oferecemos aqui por meio da cooperativa”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clebio Coutinho, destaca que a secretaria tem realizado grandes investimentos na atividade apícola, apontando o Projeto Viva o Semiárido (PVSA) como um grande expoente dessa ação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Por meio do PVSA, mais de 18 associações produtoras de mel foram financiadas com aquisição de colmeias, equipamentos e construção de casas de mel. Agora, estamos apostando na iniciativa da revitalização da Cooperativa Mel do Sertão, na retomada de novos associados, para que ela possa congregar o conjunto de produtores e associações presentes nos 18 municípios do Território Serra da Capivara”, conclui o gestor.