Saúde Coletiva de Iimprens
Secretaria de Saúde do Acre anuncia Plano de Contingência contra Arboviroses e expansão de leitos de UTI
Por Agnes Cavalcante e Luana Lima O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou uma coletiva de imprensa nesta q...
18/01/2024 20h26
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre

Por Agnes Cavalcante e Luana Lima

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 18, no auditório da instituição para apresentar dois importantes planos voltados para o enfrentamento de desafios na área de saúde no estado. O evento abordou o Plano de Contingência contra Arboviroses e a expansão da capacidade de leitos de UTI.

Na oportunidade, o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, acompanhado do chefe da Vigilância em Saúde da Sesacre, Edvan Meneses, e do chefe de Regulação da Sesacre, Fernando de Abreu, esclareceu os atuais desafios da gestão, além de informar a população sobre os próximos passos para o enfrentamento às arboviroses, como dengue, zika,Chikungunya, oropouche e febre mayaro.

Expansão de Leitos de UTI

Coletiva aconteceu nesta quinta-feira, 18, na sede da Sesacre. Foto: Luan Martins/Sesacre

De acordo com Pedro Pascoal, a expansão dos leitos é um processo natural feito conforme demanda e, portanto, já era planejada pela gestão. Atualmente, o Acre conta com 67 leitos de UTI adulto e 75 leitos de UTI infantil, distribuídos em diversas unidades de saúde.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Equipes técnicas da Sesacre, da Fundação Hospital Estadual Acre (Fundhacre) e Casa Civil estão trabalhando conjuntamente para solucionar essa questão. As internações registradas são decorrentes de emergências clínicas, acidentes, traumas e pós-cirúrgicos.

“São 10 leitos que eram da Fundação e serão transferidos para onde funciona o Into e serão ampliados mais oito leitos. Além disso, seis novos leitos serão instalados dentro da fundação”, explicou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para concretizar a expansão das vagas, as equipes estão trabalhando para realizar as reformas necessárias, além de fornecer os equipamentos, recursos humanos e a logística necessária.

Expansão dos leitos é um processo natural feito conforme demanda. Foto: Rodrigo Sena/Sesacre

Plano de Contingência contra Arboviroses

O atual cenário epidemiológico do Acre tem sido marcado pela disseminação do Aedes aegypti em todas as regiões, com altas incidências em diversos municípios. Em resposta a essa situação as áreas técnicas da Sesacre, com apoio do Departamento de Vigilância em Saúde, elaboraram um Plano de Contingência abrangente.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Na primeira semana de 2024 foram registrados 670 casos prováveis e 37 casos confirmados de Dengue. Chikungunya teve 4 casos prováveis e nenhum confirmado. Já a Zika não teve nenhuma informação registrada. Foram registrados 118 casos de Oropouche. A Febre Mayaro não teve nenhum registro.

O plano envolve ações preventivas, profiláticas e assistenciais para lidar com as arboviroses transmitidas pelo vetor, com foco especial na dengue. As unidades básicas de saúde, unidades da Estratégia Saúde da Família e equipes de agentes comunitários de saúde desempenharão um papel crucial na identificação, notificação, assistência médica e de enfermagem a todos os casos suspeitos.

Além disso, a rede básica terá a responsabilidade de desenvolver ações educativas em saúde, visando modificar os hábitos de vida da população e manter os ambientes domésticos livres da presença do Aedes aegypti. O Plano de Contingência será ativado caso a taxa de incidência ultrapasse os limites esperados, utilizando ferramentas como o “diagrama de controle” e a “curva epidêmica”.

Além das ações de governo, desenvolvidas com apoio das prefeituras, a consciência da população é indispensável, logo, o secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à população.

“O principal aliado da prevenção à dengue é a população. Por isso, é importante que as pessoas tomem consciência de que locais que acumulam água são locais de proliferação do mosquito. É preciso observar todos os locais que possam acumular água”, pontuou Pedro Pascoal.

Devido ao comportamento sazonal das arboviroses, o monitoramento intensivo é implementado entre outubro e maio. O Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial coordenará o monitoramento em áreas vulneráveis.

Observatório em Saúde

Coletiva foi concedida nesta quinta-feira, 18. Foto: Luan Martins/Sesacre

Durante a coletiva, também foi anunciado o Observatório da Saúde, por meio do qual a população poderá acompanhar diariamente a situação da saúde. “O Observatório da Saúde é um instrumento para que a população consulte informações sobre leitos clínicos, casos de síndrome gripal, rios e qualidade do ar e casos de dengue. É uma forma de promovermos mais transparência da nossa saúde”, explicou Edvan Meneses, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.