Saúde Saúde
JANEIRO ROXO
Mês de combate à Hanseníase
16/01/2024 22h57
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Arapoti - PR

26 de janeiro é o Dia Mundial Contra a Hanseníase, data que motivou a Campanha Janeiro Roxo, que visa alertar e conscientizar a população sobre o combate à Hanseníase. Por isso, durante todo o mês, as equipes das Unidades de Saúde e do  Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão falando sobre a doença com os pacientes nas salas de espera e promovendo palestras sobre o tema.

 

A Hanseníase tem controle e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Arapoti, o tratamento é centralizado no CTA, que fica no Centro de Especialidades Médicas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 

SAIBA MAIS - A doença é transmissível e sua contaminação se dá através da Mycobacteriu Leprae. A Hanseníase atinge nervos e pele e, consequentemente, a primeira sequela é a perda de sensibilidade no local atingido, podendo ocasionar comprometimentos severo dos movimentos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0