Dando continuidade ao trabalho de mapeamento da gestão de resíduos sólidos do Tocantins, a secretária executiva Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mônica Avelino, acompanhada da diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Hellen Amaral, e da gerente de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Hélia Pacheco, visitaram nessa terça-feira, 19, o Aterro Sanitário de Palmas para conhecer o local de disposição final dos resíduos sólidos. As representantes da Semarh conheceram também os ecopontos de resíduos de podas e galhadas e de pneus geridos pelo município.
A secretária executiva destacou que o objetivo do Governo do Tocantins, por intermédio da Semarh, é apoiar os municípios para gerir melhor seus resíduos sólidos. “O Governo do Estado tem procuradoapoiar os municípios neste sentido porque uma gestão eficaz dos resíduos sólidos reflete no meio ambiente e na saúde da população”,afirmou.
A equipe da Semarh foi recebida pelo secretário executivo de Serviços Públicos da Prefeitura de Palmas, Willian Roberto Ataídes, que apresentou como os resíduos domésticos são geridos assim que são depositados no aterro sanitário. Foi apresentado também como as galhadas são beneficiadas nos ecopontos e devolvidas às comunidades em forma de adubo, assim como os pneus, que também são reaproveitados num processode logística reversa. “Tivemos o prazer de receber a equipe técnica, que conheceu todo o funcionamento do aterro sanitário onde é depositada e tratadatoda coleta urbana do município, , além da possibilidade de estabelecermos novas parcerias”, frisou o secretário executivo.
Segundo a diretora Hellen Amaral, a visita faz parte do mapeamento que a Semarh está realizando nos municípios e já receberam a equipe Porto Nacional e Araguaína e, no próximo ano, outros aterros devem ser visitados. “Esta é uma ação contínua para conhecer a cadeia produtiva dos resíduos sólidos e, assim,coletarmos dados que vão compor o mapeamento da situação atual dos resíduos sólidos no Tocantins para subsidiar a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, afirmou.
Aterro Sanitário de Palmas
Instalado na zona rural do assentamento São João, o Aterro Sanitário de Palmas foi implantado em 2001 e hoje é referência nacional em termos de gestão de resíduos sólidos. A área do aterro conta com53 hectares e recebe, em média, 150 toneladas de lixo por dia, segundo informações da Prefeitura de Palmas. Em época de festas, como no Carnaval e no final do ano, esse valor chega a 250 toneladas/dia. Para minimizar o odor comum produzido nos aterros, a Prefeitura plantou eucaliptos nos arredores, construindo uma barreira de contenção.