Em operação realizada nesta segunda-feira (18), na Baía de Todos os Santos, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), apreenderam três explosivos, uma embarcação e equipamentos de mergulho que seriam utilizados na pesca ilegal com bomba, prática considerada crime ambiental pela Lei 9.605/98.
O flagrante ocorreu na praia da Ponta do Mocambo, Ilha de Itaparica, quando os agentes avistaram a embarcação e durante inspeção localizaram os artefatos explosivos. Um homem, suspeito de ser proprietário dos equipamentos, foi conduzido para a sede da Polícia Federal no bairro Água de Meninos, em Salvador.
“Toda vez que uma bomba explode no mar, provoca uma onda de destruição e danos ao meio ambiente. Por isso, o Inema realiza periodicamente operações de fiscalização, tanto na Baía de Todos-os-Santos quanto em outras áreas do litoral baiano, para coibir este crime ambiental e proteger o ecossistema marinho”, explicou o diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio.
A coordenadora técnica da fiscalização, Natali Lordello, também ressaltou os principais impactos negativos causados pelos explosivos. “Entre eles, a morte de várias espécies de peixes de forma indiscriminada, afetando também recifes de coral e centenas de organismos da fauna e flora”, pontuou.
Outro problema são os prováveis acidentes que podem ocorrer com quem lança a bomba e para quem está em mergulho, dentro do raio de ação, após sua detonação.
Denúncias
Caso o cidadão presencie, ou suspeite, que existe pesca com bomba na região em que mora, deve denunciar ao Inema. O número para denúncias é 0800 071 1400 e o e-mail denuncia@inema.ba.gov.br. Sua identidade será preservada e, em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.
Fonte: Ascom/Inema
Mín. 22° Máx. 24°