Polícia Piauí
Sejus inaugura pavilhão reformado na Penitenciária Irmão Guido
Obra completa será concluída em 2024 com a reforma de toda a unidade penal.
18/12/2023 13h44
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí

A Secretaria da Justiça do Piauí inaugurou, nesta segunda-feira (18), o primeiro pavilhão reformado da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. A unidade penal passa por reformas e reestruturação na sua área de segurança. A obra deverá ser entregue por completo no ano de 2024. 

A unidade, ao fim da reforma, terá sua capacidade ampliada em 200 vagas, totalizando mais de 500 vagas. No estabelecimento prisional, internos possuem salas de aula e também oportunidades de trabalho, por meio de oficinas de marcenaria, horta e ainda uma agrofloresta. 

“Estamos entregando uma obra muito significativa para o sistema penitenciário. Um pavilhão completamente reconstruído. Temos trabalhado fortemente para dar segurança e um sistema com condições de receber essas pessoas e oferecer oportunidades de ressocialização. Um sistema mais humano, justo e eficiente”, ressaltou o secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Reprodução/Secom Piauí

No mês de outubro, a Sejus também realizou a entrega do primeiro pavilhão reformado na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos. Outras reformas ocorrem em unidade penais para proporcionar melhor estrutura de trabalho aos policiais penais e servidores, e, também, para a custódia das pessoas privadas de liberdade. Os trabalhos são realizados na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos; na Penitenciária de Esperantina; e na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, em Floriano.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além das reformas, uma nova unidade penal com capacidade de 307 vagas está sendo construída em Buriti dos Lopes, região norte do Estado.

Para o próximo ano, mais obras já estão em processo licitatório. Dentre elas, a construção de novas unidades penais em Picos, a construção de parlatório na Penitenciária de Oeiras e reforma e ampliação do número de vagas na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina. A Sejus também tem um projeto aprovado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para construção de uma nova unidade penal em Altos com mais de 800 vagas.

Continua após a publicidade