Referência na regional, estadual e no cenário nacional, o projeto Navega São Paulo comemora 20 anos de sucesso em Praia Grande. A iniciativa oferece aulas gratuitas de remo, canoagem e vela no polo da Cidade, que fica localizado na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, popularmente conhecida como Portinho. Pessoas de todas as idades podem participar das atividades.
Além de popularizar o acesso aos esportes náuticos e revelar talentos e campeões ao longo dessas duas décadas de história, o Navega São Paulo também trabalha a questão ambiente, a necessidade de se preservar o meio ambiente e as práticas sustentáveis. Atividades práticas e teóricas também sobre esses temas também fazem parte do cronograma de atividades do polo.
O sucesso do projeto em Praia Grande é exemplificado com um dado relevante: o polo da Cidade é o único que continua em pleno funcionamento em todo o Estado de São Paulo. “Nosso Município utiliza o esporte como ferramenta de transformação e inclusão social. Mais importantes que revelar campeões é formar cidadãos conscientes de seus diretos e deveres. O Navega São Paulo cumpre esta função perfeitamente. Parabéns para todos que colaboraram para essa história de sucesso e glórias”, comentou a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.
Festa – A comemoração dos 20 anos do Navega em Praia Grande ocorreu na quarta-feira (14) e contou com a presença de autoridades, alunos e ex-alunos. A história do polo foi relembrada. No seu início, o polo na Cidade surgiu através de uma parceria entre as secretarias municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e de Educação (Seduc) e a pasta de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo.
Dentro das festividades ocorreu a inauguração da nova placa de identificação do polo no monumento alusivo aos 20 anos e ainda o hasteamento do pavilhão nacional no Espaço Educacional Naval Almirante Tamandaré.
O ponto alto do evento foi a palestra motivacional do presidente da Praticagem de Santos, o comandante Fábio Mello Fontes, de 84 anos. O profissional ainda está em plena atividade no serviço de praticagem no porto de Santos e de São Sebastião.
O responsável pelo Navega São Paulo, Silvio Bello, destacou outro fato característico do polo do projeto na Cidade. “A lancha de patrulha que lutou na guerra do Vietnã e que por muitos anos patrulhou no Porto de Santos, hoje, se encontra em exposição no Navega de Praia Grande”.
Bello ressaltou também que o projeto desenvolve e fortalece conceitos de sustentabilidade ambiental. “Na rotina das aulas tratamos de preservação dos mares, rios e represas, coleta de detritos jogados nas águas e margens, estudo do clima, temperatura, vento e reciclagem. Este é um importante trabalho e que tenho muito orgulho de participar”, comentou.