Economia Negócios
Estudo aponta frustração de empresas na busca por crédito
Foi apontado que 47% das empresas participantes do estudo, optaram por não procurar crédito de curto ou médio prazo nos seis meses anteriores à pes...
13/12/2023 11h55
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino

Na pesquisa mais recente sobre a contratação ou renovação de linhas de crédito, realizada com empresas industriais pelo Portal da Indústria no relatório Sondagem Especial Condições de Acesso ao Crédito, foi apontado que 47% delas optaram por não procurar crédito de curto ou médio prazo nos seis meses anteriores à pesquisa. Em contrapartida, 28% buscaram e obtiveram sucesso, enquanto 6% enfrentaram dificuldades para contratar ou renovar crédito. Ao analisar o relatório, nota-se que apenas as empresas que buscaram crédito, 19% enfrentaram frustração, especialmente no caso do crédito de longo prazo, com uma taxa de 37%, quase o dobro da frustração para créditos de curto ou médio prazo, conforme demonstrado no estudo.

A pesquisa ainda revela que o nível de frustração das empresas na busca por crédito permanece praticamente inalterado em comparação com a Sondagem Especial 74: Crédito de Curto e Longo Prazos, realizada em 2019. Dados apontam que a procura por crédito de longo prazo apresentou um menor índice, com 58% das empresas industriais optando por não buscar contratar ou renovar linhas de crédito. Além disso, observa-se que 14% obtiveram sucesso na obtenção de crédito, enquanto 8% não conseguiram concluir a contratação ou renovação.

Ainda sobre o estudo, os dados analisados por porte revelam disparidades na frustração das empresas ao buscar crédito. Pequenas empresas demonstraram a maior frustração, atingindo 30% na busca por crédito de curto ou médio prazo e 53% para crédito de longo prazo. Em contrapartida, grandes empresas apresentaram índices menores de frustração, registrando 14% para crédito de curto ou médio prazo e 26% para crédito de longo prazo. O estudo conclui o assunto afirmando que a disparidade dos resutaldos sugere que as empresas, independentemente do porte, enfrentam desafios mais substanciais ao tentar garantir crédito de longo prazo.

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José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos para construção civil Franquias Trans Obra afirma que a complexidade em obter crédito de longo prazo exige uma reflexão sobre as políticas e práticas existentes e por isso, é evidente que, para setores como a construção civil, o acesso ao financiamento é crucial para o progresso e a inovação. “A necessidade de medidas direcionadas para apoiar as pequenas empresas, que enfrentam obstáculos ainda mais significativos, reforça a importância de uma abordagem flexível e estratégias inovadoras para enfrentar esses desafios e impulsionar o crescimento sustentável do setor”.

O relatório ainda compara os dados com a Sondagem Especial 74 de 2019, e pode ser verificado no link já informado na matéria, um aumento no nível de frustração para pequenas empresas em ambas as modalidades de crédito. É possível verificar os dados percentuais de frustração na contratação ou renovação de crédito de curto prazo passou de 27% para 30%, enquanto para crédito de longo prazo, o aumento foi de 49% para 53%.

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