Atletas, técnicos e dirigentes da delegação piauiense participam da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, no período de 27 de novembro a 2 de dezembro, em São Paulo. A competição será no Centro de Treinamento Paralímpico, envolvendo 1.800 atletas dos 26 estados e do Distrito Federal em disputas de 13 modalidades.
Os atletas piauienses alcançaram a classificação para a etapa nacional da competição durante a segunda etapa regional realizada em Brasília nos meses de agosto e setembro, quando conquistaram cinco medalhas, uma de prata e quatro de bronze.
As medalhas do Piauí vieram com os atletas Pedro Lucas, prata no arremesso de peso; Antônio Carlos da Silva, medalha de bronze no salto em distância; Danilo José, que conquistou o bronze nos 1500m; e João Pedro, bronze nos 800m e nos 150m.
A secretária dos Esportes do Estado do Piauí, Josiene Campelo, enfatizou que a prática esportiva paralímpica, além de elementos vinculados à saúde e a descoberta de novos talentos, possui uma dimensão social. "O esporte é sinônimo de inclusão, e, por essa razão, fizemos questão de promover o evento paralímpico, que, pela primeira vez, integrou os jogos escolares piauienses, alcançando o maior contingente de atletas já participantes das Paralimpíadas Escolares", afirmou Josiene.
Durante todo o processo para participação da delegação do Piauí nas Paralimpíadas Escolares, a Secretaria dos Esportes (Secepi) contou com a parceria e apoio fundamental da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Secretaria da Educação do Estado.