Meio Ambiente Amazonas
Fórum dos Governadores: Secretários de Fazenda da Amazônia Legal tratam de gestão fiscal e desenvolvimento sustentável
Debate ocorreu durante Reunião da Câmara Setorial de Gestão Fiscal e Tributária 
10/11/2023 14h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Amazonas

Com as mudanças climáticas afetando cada vez mais o cotidiano das pessoas em todo o mundo, a necessidade de uma transformação efetiva no modelo de desenvolvimento econômico dos países se torna cada vez mais urgente.  Nesse contexto, o estado do Amazonas, que mantém a  maior parte de seus recursos naturais preservados, pode ser um protagonista na transição ecológica da economia nacional.

Quem afirma é o secretário executivo da Receita da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Dario Paim, que participou da 1º Reunião da Câmara Setorial de Gestão Fiscal e Tributária do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, nesta terça-feira (9), no Centro de Convenções Vasco Vasques.

O encontro reuniu gestores e técnicos das secretarias de fazenda dos estados da região e tratou da captação e gestão de recursos para o desenvolvimento de uma economia com impacto socioambiental positivo na Amazônia.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Nós temos 97% da nossa cobertura florestal preservada, e isso é um ativo muito importante. O Amazonas tem plenas condições de liderar esse movimento de transição que está colocado na ordem do dia”, declarou o secretário executivo, que representou o secretário de Estado da Fazenda, Alex del Giglio, na reunião.

O encontro também teve participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentou aos estados modelos de financiamento com foco em conservação ambiental, transição ecológica, infraestrutura sustentável e descarbonização com inclusão social.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com a especialista em gestão fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cristina MacDowell, esta primeira reunião teve caráter “exploratório”, a fim de compreender as demandas de cada estado da Amazônia Legal.

A partir daí, um plano de ação deve ser desenvolvido para avançar nas etapas de adequação dos projetos que poderão ser financiados pelo banco.

Continua após a publicidade

“Foi uma reunião muito rica. Os secretários de fazenda mostraram todo o interesse em conectar a questão fiscal com o desenvolvimento econômico sustentável e com inclusão social. Nossa proposta é que na próxima reunião já tenhamos algo efetivo para avançar no apoio aos estados nessa região”, afirmou.