Economia Negócios
Terceira edição de Lado a Lado lança documentário sobre mentoria
Programa que mapeia iniciativas socioculturais em diferentes regiões do país para potencializar habilidades de pequenos empreendedores, otimizar se...
09/11/2023 12h25
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino

Lar de cerca de 4,6 milhões de pessoas, o equivalente a metade da população de Portugal, a zona leste de São Paulo foi escolhida para receber a terceira edição do Lado a Lado (LAL), um programa de mentoria para impulsionar pequenos negócios. E o resultado desse trabalho pode ser conferido em um documentário que está sendo exibido em diversas praças na Zona Leste até o dia 9 de dezembro.

A terceira edição do programa Lado a Lado tem patrocínio da Braskem e da Leo Madeiras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O média-metragem é uma realização da 3 Apitos em parceria com a Nimboo’s Filmes e está disponível em uma versão com Libras, legenda descritiva e audiodescrição. 

Depois do lançamento, o filme também será disponibilizado em DVD para escolas, bibliotecas públicas, organizações sociais e ficará disponível no canal do YouTube do Programa Lado a Lado

Continua após a publicidade

A zona leste foi escolhida pelo programa para receber a mentoria graças a sua enorme riqueza cultural, diversidade e ancestralidade. Com 34 bairros e cerca de 400m² de área, a região tem grande relevância na história de São Paulo, graças à presença de povos originários, de migrantes vindos das regiões Norte e Nordeste e de países como Itália e Japão.

Na atual edição, desde janeiro de 2023, o programa fez várias imersões presenciais na região, sobretudo na Penha, no Itaim Paulista, em São Miguel Paulista e nos arredores, para mapear diversas iniciativas culturais criativas e potentes. A ideia do projeto é apoiar os responsáveis por esses pequenos negócios na busca por soluções concretas de desenvolvimento. 

Continua após a publicidade

Depois desse primeiro mapeamento, foram identificadas 78 iniciativas em potencial. E, desse universo, 18 iniciativas foram selecionadas para receberem a mentoria, levando-se em conta os seguintes critérios: diversidade de manifestação cultural; representatividade entre liderança e participantes; intersecção com economia circular ou interesse no tema; e disponibilidade e comprometimento demonstrados com o programa.

Ao final de 6 meses, essas foram as 14 iniciativas que concluíram o LAL: Chita, Samba e Fuzuê, Cia. Flor do Asfalto, Cia. Mapinguary, Circo Teatro Palombar, Coletivo Acuenda, Coletivo Corpo Aberto, Coletivo Meninas Mahin, Cordão Tereza de Benguela, Diva Formosa, Espaço de Arte e Cultura Batakerê, Filhas da Mãe África, Grupo Da Mata, São Mateus em Movimento e Sucatas Ambulantes.

Continua após a publicidade

Os participantes receberam orientações coletivas e mentorias individuais sobre mapeamento de oportunidades; como inscrever projetos em editais; captação de recursos; economia circular; potencialidades do mercado cultural; ampliação da rede de contatos; práticas de gestão de negócios, ferramentas de marketing e divulgação; gestão financeira; entre muitos outros conhecimentos.

“Acreditamos que as pessoas já têm, dentro de si, a capacidade de se desenvolver. Às vezes, o que falta é só uma ferramenta específica, um outro olhar ou ter tempo mesmo para pensar de forma estratégica nos negócios e sonhos de quem empreende”, comenta Flávia Paschoalin, idealizadora do Lado a Lado, sobre a importância dessa mentoria. 

O filme reúne depoimentos da equipe de mentoria do Lado a Lado e dos empreendedores que participaram do programa – sobretudo sobre a experiência de participar da mentoria e as transformações que conseguiram incorporar em seus negócios.

Sobre o Lado a Lado

O Lado a Lado (LAL) é um Programa que mapeia iniciativas socioculturais, oferece mentoria para suas lideranças e acompanha sua evolução. O objetivo é potencializar habilidades, otimizar modelos de gestão e promover desenvolvimento de negócios e comunidades. 

Desde o começo do trabalho, a iniciativa busca olhar bem de perto para cada líder – quem são, quais são seus desafios e sonhos. Eles estão no centro da atuação do Programa.

O Lado a Lado foi idealizado pela 3 Apitos a partir da percepção de que o Programa pode ser ponte e apoio para que iniciativas muito legais alcancem seus objetivos. As primeiras edições da mentoria aconteceram no bairro do Bom Retiro, na capital paulista, e no município de Porto Feliz (SP), que contou também com um documentário.

Para mais informações sobre o Programa, basta acessar os canais do Lado a Lado. (ladoaladobr)


FICHA TÉCNICA

Lado a Lado

Concepção do programa: 3 Apitos | Flávia Paschoalin

Coordenação de produção: Flávia Paschoalin e Aninha Barros

Coordenação de metodologia e de mapeamento: Marina Lourenço

Articulador comunitário: David Costa

Pesquisador do mapeamento: Almir Rosa

Facilitadora e especialista em negócios da cultura: Aurora Oliveira

Produção audiovisual (equipe Nimboo’s): Daniel Barosa, Nikolas Maciel, Nick Gomes, Fernanda Muller e Lucas Gonzaga

Comunicação: Tâmara Carvalho Gripp e Jonatas Marques

Identidade visual: Ramon Afonso

Site: Milton Strassacappa

Produção executiva: Flávia Paschoalin

Prestação de contas: Odara Assessoria Contábil

Contabilidade: Tiago Beltrame

Realização: 3 Apitos e Secretaria Especial da Cultura


O programa foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Braskem e da Leo Madeiras.