Meio Ambiente Agricultura familiar
Governo incentiva cultivo de hortaliças com entrega de cobertura plástica para estufas
Agricultores familiares das regionais do Alto e Baixo Acre que tiveram sua produção atingida pelas recentes ventanias, bem como pelas enchentes do ...
07/11/2023 16h39
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre

Agricultores familiares das regionais do Alto e Baixo Acre que tiveram sua produção atingida pelas recentes ventanias, bem como pelas enchentes do início do ano, começam a ser assistidos pelo governo do Estado com a entrega de filme plástico para a confecção de estufas agrícolas. No último fim de semana, a Secretaria de Agricultura (Seagri) e a Empresa de Extensão Rural (Emater) concluíram a distribuição do material, que deve beneficiar 1.500 famílias.

Objetivo é atender produtores da bacia do Rio Acre, de Assis Brasil a Porto Acre. Foto: cedida

Os agricultores atendidos, mapeados pelo Departamento de Produção Familiar da Seagri, habitam as áreas rurais de Rio Branco, Bujari, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Porto Acre/Humaitá, Acrelândia, Capixaba, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

A iniciativa permitirá que os agricultores beneficiados continuem suas atividades mesmo durante o período de chuva, protegendo suas culturas e gerando renda. Foto: cedida

O material entregue a cada produtor corresponde a 15 metros de filme plástico transparente e flexível, com tratamento contra raios ultravioleta.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segundo o chefe do Departamento de Produção Familiar da Seagri, Diogo Sobreira, o material foi adquirido por meio do projeto de plano emergencial, com recurso do programa REM KfW: “Cooperativas já tinham sinalizado suas necessidades de auxílio na horticultura.  Com o recebimento do plástico, será possível produzir no período de chuvas e o produtor obter renda da horticultura também no inverno, já que seu cultivo vai estar protegido”.

Produtora diz que agora está equipada e poderá abastecer os mercados com pimentinha cheirosa o ano todo. Foto: cedida

Marta Gomes, agricultora do Projeto de Assentamento Baixa Verde, em Rio Branco, ressaltou que a lona a ajudará a manter uma produção contínua de pimenta por seis meses.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Francisco Anderson Negreiros, presidente da Associação de Moradores e Trabalhadores Rurais Deus Proverá, na Transacreana, em Rio Branco, agradeceu à equipe da Seagri e da Emater por fornecer o material necessário para reconstruir estufas danificadas pelo vento.

Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida
Foto: cedida